Quem sou eu

Minha foto
Olá, Somos estudantes do Bacharelado Interdisciplinar da UFBA, turma de 2010, carinhosamente chamado de B.I.(Bê,I, não é Bi)

Comente em nosso Fórum

Do lado direito de nosso blog, tem o link para o fórum.
Nesse fórum, os livros disponibilizados podem ser discutidos e vocês podem ficar a vontade para solicitar ou indicar leituras. O registro é gratuito.
Aproveite para conhecer nosso curso, acesse:
http://www.ihac.ufba.br/portugues

terça-feira, 21 de junho de 2011

O Vendedor de Passados - José Eduardo Agualusa





Esta é a história de um albino que mora em Luanda, Angola, e que traça árvores genealógicas em troco de dinheiro. Estranho ofício, estranho o personagem principal - o vendedor de passados falsos, Félix Ventura - e mais estranho ainda o narrador: uma osga, um tipo de lagartixa. É ela que vai contar como o albino Félix fabrica uma genealogia de luxo para seus clientes . São prósperos empresários, políticos e generais da emergente burguesia angolana que têm futuro assegurado, mas falta-lhes um bom passado. A vida de Félix anda muito bem, até que uma noite recebe a visita de um estrangeiro à procura de uma identidade angolana. E, então, numa vertigem, o passado irrompe pelo presente e o impossível começa a acontecer. Sátira feroz à atual sociedade angolana, "O Vendedor de Passados" é uma reflexão sobre a construção da memória e seus equívocos.
Fonte: PDL

O Evangelho de Deus - Watchman Nee


É do conhecimento dos leitores cristãos em todo o mundo que o irmão Watchman Nee foi especialmente encarregado pelo Senhor de ajudar os cristãos quanto à verdade da plena salvação de Deus.
Na primavera de 1937, o irmão Nee deu uma série de vinte e seis mensagens sobre as verdades básicas do evangelho de Deus para a igreja em Xangai, China. Essas mensagens são o conteúdo dos volumes 28 e 29 de Obras Reunidas de Watchman Nee (The Collected Works of Watchman Nee).
As questões abordadas são amplas, variando desde a condição pecaminosa do homem antes de ser salvo ao seu destino na era vindoura. No volume 28, o irmão Nee apresenta as particularidades da salvação de Deus, isto é, os pecados do homem; o amor, a graça e a misericórdia de Deus; a natureza da graça; a função da lei e a justiça de Deus; a obra de Cristo e do Espírito Santo na salvação de Deus; e a fé como o caminho da salvação.
No volume 29, o irmão Nee trata detalhadamente das questões de segurança eterna da salvação e a maneira de Deus lidar com os pecados dos cristãos nesta era e na vindoura. Para ambas as questões, o irmão Nee apresenta respostas convincentes a partir da Bíblia e de como os cristãos atualmente entendem esses assuntos.
Essas mensagens demonstram o comissionamento do Senhor para o nosso irmão e como o Senhor o equipou com a revelação de Sua Palavra. Que o Senhor abençoe ricamente todos os que lerem e virem essas verdades faladas pelo Senhor por meio de nosso irmão.
Fonte: PDL

Aprender a Estudar - António Estanqueiro



Os alunos não sabem estudar. Ouve-se, com frequência, nas nossas escolas. Mostra a experiência que muitos estudantes, apesar da sua capacidade e do seu esforço, acabam por ter insucesso, pois trabalham sem método ou com métodos inadequados. Como qualquer outra actividade humana, o estudo exige o domínio de técnicas especificas. Sem elas, o esforço é ineficaz. Daí a necessidade de aprender a estudar. Este manual prático de métodos e técnicas de estudo visa ajudar o jovem a criar hábitos de trabalho, individual e em grupo, e surge dentro do espirito reformador da Lei de Bases do Sistema Educativo.
Fonte: PDL

[HQ] Turma da Mônica - Coelhada nas Estrelas - Mauricio de Sousa


Coelhada nas Estrelas é uma série de revistas feitas pela Mauricio de Sousa Produções, numa paródia a Guerra nas Estrelas, com os personagens da Turma da Mônica. O gibi original, recontando a história de Guerra nas Estrelas/Uma Nova Esperança foi lançado no Gibizão Turma da Mônica, pela Editora Globo, em 1997. Em 2007, a Editora Panini relançou a história como parte dos Clássicos do Cinema Turma da Mônica, com uma capa diferente, e em 2008 lançou uma continuação, Coelhada nas Estrelas: O Feio Contra-Ataca (recontando O Império Contra-Ataca).Em outras histórias, a saga criada por George Lucas é chamada de Tauó - Berro nas Estrelas.
Fonte: Wikipedia

Vídeo - Ler - Luís Fernando Verissímo

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cultura um Conceito Antropológico - Roque de Barros Laraia


Uma introdução ao conceito antropológico de cultura, realizada de forma didática, clara e simples. A primeira parte do livro refere-se ao conceito de cultura a partir das manifestações iluministas até os autores modernos, enquanto a segunda procura demonstrar como a cultura influencia o comportamento social e diversifica enormemente a humanidade, apesar de sua comprovada unidade biológica. O autor procura utilizar, sempre que possível, exemplos referentes à nossa sociedade e às sociedades tribais que compartilham nosso território, o que não impede a utilização de exemplos de autores que trabalham em outras partes do mundo.
Fonte: Submarino

Os Lusíadas - Luiz Vaz de Camões

Capa da primeira edição em 1572.

Os Lusíadas é uma obra poética do escritor Luís Vaz de Camões, considerada a epopeia portuguesa por excelência. Provavelmente concluída em 1556, foi publicada pela primeira vez em 1572 no período literário do classicismo, três anos após o regresso do autor do Oriente. A obra é composta de dez cantos, 1102 estrofes que são oitavas decassílabas, sujeitas ao esquema rímico fixo AB AB AB CC – oitava rima camoniana. A ação central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português.
Mais informação: Wikipedia

Contos Infantis dos Irmãos Grimm


Na tradição oral, as histórias compiladas não eram destinadas ao público infantil e sim aos adultos. Foram os irmãos Grimm que as dedicaram às crianças por sua temática mágica e maravilhosa. Fundiram, assim, esses dois universos: o popular e o infantil. O título escolhido para a coletânea já evidencia uma proposta educativa. Alguns temas considerados mais cruéis ou imorais foram descartados do manuscrito de 1810.


Mais informação sobre os irmãos Grimm: Wikipedia

A Identidade Cultural na Pós-Modernidade - Stuart Hall

A IDENTIDADE CULTURAL NA POS-MODERNIDADE 

Neste final de século fala-se muito em crise de identidade do sujeito. O homem da sociedade moderna tinha uma identidade bem definida e localizada no mundo social e cultural. Mas uma mudança estrutural está fragmentando e deslocando as identidades culturais de classe, sexualidade, etnia, raça e nacionalidade. Se antes estas identidades eram sólidas localizações, nas quais os indivíduos se encaixavam socialmente, hoje elas se encontram com fronteiras menos definidas que provocam no indivíduo uma crise de identidade. 




domingo, 19 de junho de 2011

Preconceito Linguístico - Marcos Bagno

     Baixe aqui!

Neste livro, incorporando as discussões e propostas das ciências da linguagem e da educação, Marcos Bagno reitera seu discurso em favor de uma educação linguística voltada para a inclusão social e pelo reconhecimento e valorização da diversidade cultural brasileira.

Fonte: Livraria Cultura


As Palavras e as Coisas de Michel Foucault

palavras+e+as+coisas,+as+-+importado


Ao analisar a génese e a filosofia das ciências. Michel Foucault estuda a mudança interior da cultura, do século XVIII ao século XX, mostrando-nos aquilo que faz que as ciências humanas, hoje, se tornem cada vez mais imprescindíveis. 
Fonte: Submarino


sábado, 18 de junho de 2011

Doença Mental e Psicologia, M. Foucault


Publicada em 1954, esta obra tem sido lida desde então por sucessivas gerações em todo o mundo. Revolucionário, este texto fundador, prenúncio da genialidade que caracteriza a obra do Autor, observa, com espantosa argúcia, que a psicologia só foi possível quando se aprendeu a dominar a loucura. Aqui a demência é considerada a uma nova luz. A dimensão psicológica merece especial atenção e, num segundo momento, a reflexão incide sobre o contexto cultural. Uma obra essencial para compreender um dos temas fulcrais do pensamento contemporâneo.
Fonte: Livraria Cultura


                               BAIXE AQUI
Vigiar e Punir, M. Foucault
A História da Violência nas Prisões




Esta obra é um estudo científico sobre a evolução histórica da legislação penal e respectivos métodos coercitivos e punitivos adotados pelo poder público na repressão da delinquência. Métodos que vão da violência física até instituições correcionais.
(fonte: Livraria Cultura)



                          BAIXE AQUI!

[Revista] Super Interessante - Junho 2010

.
Matérias dessa edição
    19 mitos que você aprendeu sobre o Brasil
  • Santos Dumont não inventou o avião. A feijoada não veio da senzala. Saiba como uma nova geração de historiadores está reescrevendo tudo que nos ensinaram na escola.
    Turismo Espacial
  • A nave está pronta. O roteiro foi definido. E as passagens já estão à venda.
Reencarnação, Deus e a ciência.
O mundo secreto das palavras cruzadas
As famílias da mitologia grega
O tempo que perdemos perdendo tempo
Super-heróis existem



Baixe Aqui!

Fonte: PDL

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Você Sabe (Mesmo) Ler - Leitura, o Sutil Mundo das Palavras de Ana González




Pode parecer um absurdo, mas o fato de você reconhecer estas frases e apreender seu sentido, não significa necessariamente que saiba qual o mecanismo utilizado neste processo de leitura. Com objetividade profunda e uma desconcertante simplicidade, Ana passa por cima das obviedades rasas e nos revela um impressionante modo de enxergar uma atividade que praticamos todos os dias, de forma quase que automática.

As Regras da Arte - Pierre Bourdieu



As Regras da Arte – Pierre Bourdieu
Pierre Bourdieu ocupa um lugar de destaque nas ciências sociais, graças à publicação de obras sérias, impertinentes e transgressoras. ‘As regras da arte’ não é exceção, tendo provocado grandes controvérsias nos meios intelectuais. Neste ensaio polêmico e inovador, Bourdieu reconstrói a história literária francesa da segunda metade do século XIX, revelando as regras que regem escritores e instituições literárias, desmistificando a ilusão do gênio criador todo-poderoso e apresentando os fundamentos para uma teoria da produção artística. Longe de aniquilar o criador sob o efeito das determinações sociais que pesam sobre ele e de reduzir a obra ao meio que a viu nascer, ‘As regras da arte’ permite compreender o trabalho específico que o artista deve realizar para se constituir em sujeito de sua própria criação.
Fonte: Desenvolvimento em Questão

terça-feira, 14 de junho de 2011

[Técnico] ABBAS, Abul e LICHTMAN, Andrew - Imunologia Básica: Funções e Distúrbios do Sistema Imunológico







Este livro é uma introdução concisa e de fácil leitura para os que trabalham com o sistema imunológico, com ênfase nos distúrbios clínicos.

Ilustrado com belas imagens coloridas, o formato facilita o aprendizado, com capítulos curtos, tabelas coloridas, resumo dos pontos principais, questões de revisão, apêndices com as características das moléculas de CD, glossário e casos clínicos que testam seu conhecimento sobre como o sistema imunológico funciona na saúde e na doença.Permanece atual graças às informações mais recentes da imunologia. Relaciona ciência básica com distúrbios clínicos usando casos clínicos para uma melhor aplicação em um cenário real. Contém a mais recente terminologia imunológica com o glossário completo.


Fonte: PDL.

Livros indicados para o vestibular 2012 UFBA

 1ª Fase:

O Último Vôo do Flamingo, Mia Couto Baixe Aqui!
Cadernos Negros; Os melhores poemas (antologia publicada pelo Fundo Nacional de Cultura/MinC)  Baixe Aqui!
Quarup, Antonio Callado  Baixe Aqui!
Vidas Secas, Graciliano Ramos BaixeAqui!
A Correspondência de Fradique Mendes, Eça de Queirós  Baixe Aqui!
As Vítimas - Algozes, Joaquim MAnoel de Macedo Baixe Aqui!

2ª Fase:

Macunaíma, Mario de Andrade  Baixe Aqui!
O Largo da Palma,   Adonias Filho Baixe Aqui!
Os cem melhores poemas brasileiros do século, Italo Moriconi (org) - Em breve
 Nação Crioula, José Eduardo Agualusa - Em breve

sexta-feira, 10 de junho de 2011

[Infantil] A Chave do Tamanho - Monteiro Lobato

Sinopse - A Chave do Tamanho - Monteiro Lobato

A chave do tamanho é um livro infantil de autoria de Monteiro Lobato e publicado em 1942.

Os personagens são os mesmos do primeiro livro da série sobre o Sítio do Picapau Amarelo, o livro Reinações de Narizinho: Dona Benta, a avó de Pedrinho e Narizinho; tia Nastácia, a cozinheira; Visconde de Sabugosa, um sabugo de milho muito sábio; Quindim, um rinoceronte domesticado; Conselheiro, um burro falante e Marquês de Rabicó, o porquinho que foi casado com Emília, a boneca de pano que foi evoluindo até virar gente. E Emília é a protagonista deste livro, onde é relatada uma travessura sua: a redução temporária no tamanho das criaturas humanas.

Tudo teve início porque Dona Benta andava arrasada com os horrores da guerra e a sua tristeza entristecia o Sítio do Picapau, outrora tão alegre e feliz. E foi justamente por causa dessa tristeza que Emília planejou e realizou a mais tremenda aventura. Querendo acabar com a guerra, por um triz a boneca não acabou com a humanidade inteira.

terça-feira, 7 de junho de 2011

[Infantil] A Borboleta Azul - Lenira Heck

Mais uma opção de livro para os pequenos leitores. 






Baixe Aqui - Domínio Público

[Literatura] O Cortiço - Aluísio Azevedo

O cortiço é uma obra da literatura brasileira do autor Aluísio de Azevedo e ficou muito famosa por estar presente nos principais vestibulares do Brasil. A obra é um marco da literatura Naturalista. Confira a resenha do livro:
O livro narra inicialmente a saga de João Romão rumo ao enriquecimento. Para acumular capital, ele explora os empregados e se utiliza até do furto para conseguir atingir seus objetivos. João Romão é o dono do cortiço, da taverna e da pedreira. Sua amante, Bertoleza, o ajuda de domingo a domingo, trabalhando sem descanso.
Em oposição a João Romão, surge a figura de Miranda, o comerciante bem estabelecido que cria uma disputa acirrada com o taverneiro por uma braça de terra que deseja comprar para aumentar seu quintal. Não havendo consenso, há o rompimento provisório de relações entre os dois.
Com inveja de Miranda, que possui condição social mais elevada, João Romão trabalha ardorosamente e passa por privações para enriquecer mais que seu oponente. Um fato, no entanto, muda a perspectiva do dono do cortiço. Quando Miranda recebe o título de barão, João Romão entende que não basta ganhar dinheiro, é necessário também ostentar uma posição social reconhecida, freqüentar ambientes requintados, adquirir roupas finas, ir ao teatro, ler romances, ou seja, participar ativamente da vida burguesa.
No cortiço, paralelamente, estão os moradores de menor ambição financeira. Destacam-se Rita Baiana e Capoeira Firmo, Jerônimo e Piedade. Um exemplo de como o romance procura demonstrar a má influência do meio sobre o homem é o caso do português Jerônimo, que tem uma vida exemplar até cair nas graças da mulata Rita Baiana. Opera-se uma transformação no português trabalhador, que muda todos os seus hábitos.
A relação entre Miranda e João Romão melhora quando o comerciante recebe o título de barão e passa a ter superioridade garantida sobre o oponente. Para imitar as conquistas do rival, João Romão promove várias mudanças na estalagem, que agora ostenta ares aristocráticos.
O cortiço todo também muda, perdendo o caráter desorganizado e miserável para se transformar na Vila João Romão.
O dono do cortiço aproxima-se da família de Miranda e pede a mão da filha do comerciante em casamento. Há, no entanto, o empecilho representado por Bertoleza, que, percebendo as manobras de Romão para se livrar dela, exige usufruir os bens acumulados a seu lado.
Para se ver livre da amante, que atrapalha seus planos de ascensão social, Romão a denuncia a seus donos como escrava fugida. Em um gesto de desespero, prestes a ser capturada, Bertoleza comete o suicídio, deixando o caminho livre para o casamento de Romão.